PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Da pequena Santa Maria da Feira (texto de 22/05/2007)

Apenas 11 mil habitantes, situada no Distrito de Aveiro, no norte de Portugal , documentada desde o ano 977. Este é um breve aspecto da cidade de Santa Maria da Feira, que também sedia o maior centro de transformação de cortiça do mundo, além de outras importantes atividades industriais do país. O nome provavelmente deriva feira que se realizava em frente ao castelo da cidade, que acabou por dar a esta o seu nome.

Do ponto de vista esportivo, talvez não com tanta tradição quanto o castelo e a indústria, destaca-se o Clube Desportivo Feirense, que, inclusive, estampa o castelo em seu escudo. Seu primeiro escudo já tinha este castelo junto com bola de futebol ao estilo da época, o que já faz 89 anos, pois foi no dia 19 de março de 1918 que ocorreu a fundação do clube.

Uma das primeiras iniciativas de seus fundadores – Luís Amorim, Artur Bastos, Luís Cadilon e Artur Lima – foi adquirir um terreno onde seria construído seu primeiro estádio. Somente seis anos depois o mesmo foi inaugurado, o que ocorreu numa partida entre o Feirense e o Lourosa, vencida pela equipe da casa por 2x1.

O primeiro campeonato disputado pela equipe foi em 1930-31, um campeonato distrital no Aveiro. E foi assim que o Feirense disputou competições até 1955, quando, após a eleição de Marcolino de Castro como presidente, a equipe passou a utilizar o tradicional uniforme de camisa azul e calção branco. No ano seguinte, o clube participou pela primeira vez do campeonato português da 3ª Divisão.

Em 1959-60 o Feirense ascendeu pela primeira vez à 2ª Divisão Nacional, onde não ficou muito tempo, pois conseguiu o acesso à 1ª Divisão já em 1962-63. Infelizmente para os feirenses, somente conseguiu repetir o feito em 1976-77 e, posteriormente, em 1988-89. Duas temporadas depois, em 1990-91, conseguiu chegar às semifinais da Taça de Portugal diante do Porto. O jogo terminou empatado em Santa Maria da Feira, o que forçou um segundo confronto no antigo Estádio das Antas, onde a equipe da casa levou vantagem. Foi nesta mesma temporada que a equipe disputou a recém-criada 2ª Divisão de Honra, equivalente à 3ª Divisão.

Em 1996 foi atribuída ao Clube Desportivo Feirense a medalha de mérito desportivo pelo Secretário de Estado do Desporto de Portugal, um fato marcante na história do clube.

Nos últimos anos o que de mais importante aconteceu foi, em 2004, a apresentação da 1ª fase do novo complexo esportivo do clube. A partir de então todos os atletas do clube passaram a treinar e jogar unicamente em gramados naturais e sintéticos, caso único em Portugal, mesmo em se tratando dos grandes clubes do país (Benfica, Porto e Sporting).


Fontes:
http://www.cdfeirense.pt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_da_Feira
http://www.byweb.pt/santamariadafeira/historia.html


http://www.canalsports.com.br

Dínamo comemora a quatro rodadas do fim (texto de 18/05/2007)


O último dia 5 foi dia de festa para os torcedores de um dos tantos Dínamos do leste europeu. Quem voltou a comemorar um título depois de três anos foi o time de Bucareste, campeão pela 18ª vez na Romênia e com quatro rodadas de antecedência.

O gol de Claudiu Niculescu no empate de 1x1 com o Politehnica Iasi pela 30ª rodada do campeonato nacional deixou o jogador na liderança da tabela de artilheiros. Este foi seu 16º gol no campeonato. Apesar de sofrer o gol de empate já nos acréscimos da partida, o resultado foi suficiente para coroar a equipe rubra, então com treze pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Faltando agora duas rodadas para o término do campeonato, o Steaua Bucareste briga para assegurar o vice-campeonato com a surpreendente equipe do CFR Cluj, enquanto Arges Pitesti, Jiul Petrosani e o tradicional National Bucareste já ocupam três das quatro vagas do rebaixamento.


http://www.canalsports.com.br

Canadá campeão mundial (texto de 15/05/2007)

No último domingo, 13/05, o Canadá voltou a conquistar o título mundial de hockey. Num torneio onde infelizmente poucas das grandes estrelas da NHL participam, valeu mais uma vez a tradição dos pioneiros deste esporte. Foi a 24ª vez que os canadenses levantaram a taça, o que não faziam desde 2004.

O torneio deste ano foi disputado na Rússia, outro forte candidato, mas que foi derrotado pela Finlândia nas semifinais e acabou conquistando a medalha de bronze diante da Suécia. Na final, o Canadá derrotou os finlandeses por 4-2, com dois gols de Rick Nash, escolhido como melhor jogador do mundial, um gol de Eric Staal e um de Colby Armstrong.

Veja toda a campanha do Canadá:

1ª Fase: Alemanha 2-3 Canadá, Canadá 5-4 Eslováquia, Canadá 6-3 Bielorrússia, Rep. Tcheca 3-4 Canadá, Canadá 6-3 Estados Unidos.
Quartas-de-Final: Canadá 5-1 Suíça
Semifinal: Canadá 4-1 Suécia
Final: Canadá 4-2 Finlândia
Classificação Final: 1º Canadá, 2º Finlândia, 3º Rússia, 4º Suécia, 5º Estados Unidos, 6º Eslováquia, 7º Rep. Tcheca, 8º Suíça, 9º Alemanha, 10º Dinamarca, 11º Bielorrússia, 12º Itália, 13º Letônia, 14º Noruega, 15º Áustria, 16º Ucrânia.

Em 2008, os atuais campeões serão o país-sede do Campeonato Mundial de Hockey no Gelo, tentando em casa defender seu título e sua hegemonia.


http://www.canalsports.com.br

Pioneiros do futebol (texto de 09/05/2007)

Pouca gente já ouviu falar numa equipe escocesa chamada Queen’s Park. Talvez porque insistiu em manter-se no amadorismo quando o futebol tomava definitivamente o rumo do profissionalismo (e quem pode condená-los e dizer que foi erro ou acerto?). Talvez porque Celtic e Rangers se agigantaram no futebol escocês ao longo das décadas e dominaram o cenário do esporte no país. Talvez porque pouca gente presta atenção ao campeonato escocês de futebol. Ou talvez pela conjugação de todos estes fatores.

Em 9 de julho de 1867, no sul de Glasgow, era fundado o Queen’s Park Football Club, o único clube dentre os 42 filiados à Federação Escocesa de Futebol que permanece estritamente no amadorismo e, atualmente, disputa a quarta divisão do futebol do país. Com a chegada do profissionalismo, todos sabiam que a equipe não poderia mais competir como favorita, como aconteceu nas primeiras décadas de sua existência.

A verdade é que o título deste texto não é por acaso. Esta frase é dita pelos próprios torcedores fanáticos da equipe – e com propriedade. O Queen’s Park participou diretamente dos preparativos para o primeiro jogo internacional de futebol entre seleções, disputado entre Escócia e Inglaterra em 1872, sendo a equipe escocesa formada somente por jogadores da equipe alvinegra de Glasgow. Um ano depois seria fundada oficialmente a federação de futebol do país, tendo o Queen’s Park como um dos membros fundadores. Ao mesmo tempo, era aberto pela primeira vez o seu estádio: o Hampden Park, palco das partidas da seleção escocesa em sua última versão arquitetônica e também de várias partidas decisivas de copas européias.

O pioneirismo não pára por aí. O Queen’s Park foi o primeiro time a excursionar fora de seu país para disputar amistosos e torneios, no conceito moderno do assunto. Em 1879, após um amistoso no Ulster Cricket Ground, na Irlanda do Norte, sua passagem pelo país causou tanto furor que o Cliftonville F. C. foi fundado logo depois. No ano seguinte seria fundada a federação de futebol daquele país.

Em termos técnicos, foi o alvinegro escocês quem introduziu no futebol coisas nas quais ninguém havia pensado até então. Por exemplo, são atribuídas ao clube as criações do travessão, do intervalo de jogo e dos tiros livres. Estes fatos notoriamente levaram o clube a ter uma reputação pelas inovações, que foram logo adotadas de maneira geral no futebol, e que hoje são imprescindíveis à pratica deste esporte. Também é atribuída ao Queen’s Park a criação da cabine de imprensa, instalada no Hampden Park pela primeira vez em 1906.

Por incrível que pareça, não pararam por aí as inovações. No final da década de 20, o clube separou as arquibancadas do estádio em setores, assim como criou um estacionamento para os torcedores. Foi também o Queen’s Park, em 1937, o primeiro clube a vender integralmente os ingressos para um jogo com antecedência, não vendendo ingressos na bilheteria do estádio no dia do jogo (o chamado “all-ticket match”).

Ironicamente, a inovação que surgiu – e que o clube não seguiu – foi a que o “condenou” ao fracasso. Não se adequando, conscientemente, ao profissionalismo, a equipe ficou relegada às divisões inferiores do futebol escocês desde então. No entanto, mantém-se firme pelo amor de deus torcedores e dirigentes, continuando a formar jogadores e possuindo o principal estádio de futebol do país, com capacidade hoje para aproximadamente 52.000 pessoas.


Fonte: http://www.queensparkfc.co.uk


http://www.canalsports.com.br

Novamente a força do interior (texto de 07/05/2007)


Em alguns campeonatos estaduais pôde ser conhecida mais uma vez a força do interior. Especialmente no sul, onde duas equipes do interior foram campeãs e uma foi vice.

É bem verdade que o estado de Santa Catarina já está acostumado a ver seu campeão sair de fora da capital, mas a Chapecoense, de quem ninguém nada esperava, correu por fora para vencer o segundo turno e disputar a final contra o favorito Criciúma, que havia sido avassalador no primeiro. No Rio Grande do Sul vimos a eliminação precoce do Internacional pela equipe do Veranópolis, que, por sua vez, perdeu para o Juventude. O time de Caxias do Sul tentou na primeira partida mas, na segunda, não conseguiu segurar a força do Grêmio, que ganhou facilmente por 4x1 em casa. Mas a maior surpresa dos estados do sul foi o Paranavaí, que não perdeu sequer uma partida para as equipes consideradas grandes no estado e, com uma folha salarial em torno de R$ 52.000, conquistou um título totalmente inesperado, pelo menos para quem fez as previsões no início do ano.

Em São Paulo, onde já é fato que a equipes do interior dão enorme trabalho aos grandes, Palmeiras e Corinthians sequer disputaram as semifinais, dando lugar a Bragantino e São Caetano, outrora campeões estaduais, respectivamente em 1990 e 2004. A equipe de São Caetano do Sul por pouco não fica com o título na final diante do Santos, mas foi vice-campeã após vencer e perder por 2x0 devido à melhor campanha santista.

Dentre os estados que já tiveram seus campeonatos finalizados, os que também tiveram campeões vindos do interior foram Espírito Santo, com o Linhares, Sergipe, com o América de Propriá, e Alagoas, com o Coruripe. Entretanto, são estados onde não é incomum equipes do interior conquistarem o título, principalmente no campeonato capixaba, onde os times da capital têm tido papel periférico nos últimos anos. Na Paraíba, outro estado acostumado a títulos de equipes do interior, o campeonato de 2007 será decidido por duas equipes de fora da capital: Nacional de Patos e Atlético Cajazeirense.

Certamente, em breve, teremos mais algumas equipes interioranas levantando a taça estadual no ano de 2007.


http://www.canalsports.com.br

Dois jogos distintos (texto de 29/04/2007)


A primeira partida da decisão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro se dividiu em dois jogos distintos: o primeiro tempo, dominado pelo Botafogo, e o segundo tempo, dominado pelo Flamengo.

O Botafogo começou com muito mais volume de jogo e impôs o seu ritmo. Mesmo não tendo criado tantas oportunidades, era evidente a superioridade alvinegra. E esta superioridade traduziu-se em gol pela primeira vez aos 32 minutos, quando Zé Roberto fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Dodô abrir o placar. Novamente traduziu-se em gol quando, após uma cobrança rápida de falta, Lúcio Flávio penetrou pela defesa adversária e ampliou. O placar de 2x0 no intervalo parecia indicar um segundo tempo de mais gols e talvez até mesmo uma goleada.

Mas o Flamengo voltou diferente para o segundo tempo. Ney Franco tentou consertar os erros de seu time e parece ter conseguido, além do fato de o Botafogo ter se encolhido na etapa final. O lance que marcou definitivamente a mudança do jogo ocorreu aos 15 minutos do 2º tempo, quando Renato recebeu livre e invadiu a área alvinegra, sofrendo pênalti do goleiro Júlio César, que foi corretamente expulso. Renato cobrou e diminuiu para o Flamengo. Dali em diante somente o Flamengo jogou e chegou ao empate numa falha do goleiro Max, que substituiu Lúcio Flávio após a expulsão do goleiro titular. Souza foi quem se aproveitou da falha após um cruzamento da esquerda e empatou o jogo.

Da maneira que terminou a partida, fica uma impressão de que o Flamengo foi melhor e deveria ter vencido o jogo. Mas não se deve esquecer do primeiro tempo, no qual o domínio do Botafogo foi amplo. Na minha visão, tendo em vista os dois jogos distintos que se viu em cada tempo desta partida, o empate pareceu mesmo o resultado mais justo. Agora, quem vencer a partida do próximo domingo será o campeão estadual, ao passo que, se terminar empatado o confronto, conheceremos o campeão após uma disputa de pênaltis.


http://www.canalsports.com.br

FIFA ainda não reconheceu título do Palmeiras (texto de 27/04/2007)

Conforme apurado pelo jornalista e comentarista Paulo Vinícius Coelho, a FIFA ainda não reconheceu o título da Copa Rio de 1951 conquistado pelo Palmeiras e pleiteado pela equipe paulista junto à entidade como título mundial. Após um mês de espera por uma resposta sobre o assunto, a FIFA enviou ao jornalista um e-mail no qual diz que, num primeiro momento, o caso foi analisado pelo secretariado geral da FIFA, em nível administrativo. Tendo em vista a importância do assunto, o caso será enviado ao Comitê Executivo da FIFA, cuja próxima reunião acontecerá no dia 27 de maio em Zurique, na Suíça. Portanto, pelo menos até esta data, o Palmeiras ainda não pode ser considerado como o primeiro time brasileiro a ser campeão mundial de clubes.

Fonte: http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/pvc/default.asp


http://www.canalsports.com.br

Está no ar (texto de 24/04/2007)


Minha primeira coluna não é exatamente sobre nenhum acontecimento esportivo. Escrevo aqui pela primeira vez para dizer, como já devem ter percebido, que nosso novo site está no ar. Exatamente uma semana após o primeiro aniversário do Canal #Sports no mIRC, temos o prazer de publicar nosso novo site, não com o intuito de concorrer com os grandes sites esportivos que existem na internet, mas sim para servir de fonte de consulta para nós mesmos e para quem puder se interessar.

Continuamos com nossa comunidade no Orkut e temos agora um forte parceiro, o Forum Di Prima, onde as discussões podem acontecer também com aqueles que não freqüentam o mIRC. Esperamos que passem a freqüentar também!

Então, convidamos todos os freqüentadores a conhecerem o novo site e, caso haja algum erro, comuniquem-nos. O site foi feito por nós e para nós; portanto, devemos cuidar para que seja sempre melhor. Também pedimos que, caso desejem, deixem suas mensagens no nosso Livro de Visitas (Guestbook).

Obrigado,

Torino e equipe do Canal #Sports

http://www.canalsports.com.br

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO